Site acessível - Instituto Magnus

Página: Postagem no blog - Instituto Magnus celebra seu primeiro ano com cinema acessível
Descrição da página:

Você está na página inicial do site do Instituto Magnus. Acima do texto de apresentação, pode ser encontrado os botões que irão te levas até as páginas: O Instituto, Programas, Voluntário, Blog, Contato e redes sociais. Abaixo, do lado esquerdo está disposto o texto de apresentação do instituto. Ao lado direito, um cão, Golden Retriver (raça dos cães guia) está olhando na direção do texto. Ambos, texto e foto estão sobre um fundo de cor amarela.

Logo abaixo, caixas de texto com fundo branco e amarelo contendo missão, visão e valores do instituto, ordenadas uma ao lado da outra.

Um último texto, falando sobre os futuros programas do Instituto Magnus, pode ser localizado abaixo e do lado esquerdo. Ao lado direito, em um bloco de cor cinza escura, está o botão que irá te levar para a página do projeto “Cão-guia”.

Blog

Instituto Magnus celebra seu primeiro ano com cinema acessível

Categoria: Socialização

Instituto promove ação ao público para imersão na causa das pessoas com deficiência visual

O Instituto Magnus – iniciativa sem fins lucrativos, especializada no treinamento de futuros cães-guia – gerido pela Adimax Pet e localizado em Salto de Pirapora (SP), comemora neste mês de setembro seu primeiro ano de atividades. Atuando na esfera da inclusão social das pessoas com deficiência visual, o Instituto realiza, no próximo dia 21, uma seção de cinema acessível, com a exibição do filme Bird Box,  para que o público participante possa vivenciar uma verdadeira imersão na realidade dessas pessoas. As vagas são limitadas e aqueles que queiram vivenciar essa experiência podem se inscrever através do link: http://bit.ly/2m106MJ, observando a classificação indicativa de 16 anos.
A atuação do Instituto Magnus é ampla e vai além do treinamento e entrega de cães-guia. Suas atividades também são palestras informativas e educativas, vivências, dinâmicas de grupos e ações de divulgação para conscientização e engajamento de pessoas para a causa. “Neste um ano de operação, podemos dizer que contribuímos bastante para a causa, mas ainda há muito trabalho pela frente. Nos últimos nove meses, formamos 12 duplas de cães-guia e pessoas com deficiência visual. Pretendemos entregar mais 03 cães treinados até o final do ano”, declara Thiago Pereira, gerente geral do Instituto. Atualmente existem 200 cães-guias em atividade no país, diante de 6,5 milhões de pessoas com deficiência.

O desafio das famílias socializadoras

A família socializadora tem um papel essencial no primeiro ano de vida dos filhotes, pois tem o compromisso de expor os cães a uma rotina diária que conta com tarefas como: andar em transporte coletivo, passear em espaços públicos, conviver com outros animais e pessoas, entre outras atividades. Todos os custos, desde alimentação, medicamentos, acompanhamento veterinário e treinamento são de responsabilidade do Instituto Magnus.  “Estamos sempre em busca dessas famílias, pois sem elas, nosso trabalho não é possível. A todos que se sentirem sensibilizados pela causa, estamos de portas abertas para que venham à sede e conheçam um pouco mais do nosso trabalho. Algumas pessoas têm um pouco de receio de se apegarem ao animal, mas é preciso lembrar que é tudo por uma causa maior: esses cães serão os olhos daqueles que não podem, hoje, enxergar” declara Thiago Pereira. Além de ensinar ao filhote muito do que ele precisa saber para sua futura profissão, a família colabora com uma mudança social ensinando a todos que cruzam seu caminho sobre direitos e deveres de uma pessoa com deficiência visual e seu cão-guia. O processo todo dura cerca de 18 meses, até que o animal possa ser entregue à pessoa com deficiência visual, que participa da última etapa de treinamento para se adaptar ao novo companheiro. Nesta etapa, os usuários ficam hospedados em média 15 dias na instituição, em um hotel construído exclusivamente para isso. Recentemente, o Instituto Magnus inaugurou sua maternidade, o que torna constante a busca por essas famílias.
 

Um ano do Instituto Magnus
Data: 21 de setembro
Horário: Às 15h
Endereço: Estrada vicinal Antônio Militão, 122 – Parque Pirapora, Salto de Pirapora (SP). 
Acesso: Pela Rodovia João Leme dos Santos, km 116, sentido Sorocaba a Salto de Pirapora. 900 metros de estrada de terra à direita após a passarela de pedestres.