Site acessível - Instituto Magnus

Página: Programa - Programas
Descrição da página:

Você está na página do programa “Cão-guia”. Acima do texto estão os botões que irão levá-lo até as páginas:
"O Instituto", "Programas", "Voluntário", "Blog", "Contato" e "Redes Sociais".

Ao descer o cursor, do lado esquerdo, em um fundo amarelo, estão posicionados os botões: “Conheça nossos cães”, “Família Voluntária” e “Como ter um Cão-guia”.

Abaixo, um texto que fala mais sobre o programa “Cão-guia”. No lado direito, um cão, Golden Retriever (raça dos cães-guias), está olhando para o texto.

Abaixo, em um fundo branco, você pode conhecer sobre nossos cães, que estão divididos em quatro categorias: “Em socialização”, “Em treinamento”, “Em socialização” e “In memorian”.

Em cada categoria você pode conhecer todos os nossos animais. Uma foto de cada um deles está em uma caixa e, logo abaixo, em um balão amarelo, está escrito o nome de cada cachorro. Ao clicar no balão, você irá conhecer mais detalhes sobre cada um deles.

Programas

Programas

O programa Cão-Guia nasceu de uma necessidade do próprio país: uma nação com aproximadamente sete milhões de pessoas que possuem alguma deficiência visual e não mais que 200 cães-guias em atividade para ajudá-las.

É importante dizer que o Programa Cão-Guia, além de trabalhar com o treinamento e adaptação do cão às pessoas com deficiência visual, também realiza um trabalho com dezenas de famílias voluntárias que dedicam tempo e amor em prol da causa, as famílias socializadoras.

São elas que acolhem os filhotes por aproximadamente um ano, expondo-os a uma rotina diária de atividades imprescindíveis, como uso de transporte coletivo, visita a espaços públicos, experiências de mobilidade urbana e convivência com outros animais e crianças.

Cão e Cidadania

Promove a inclusão e a convivência familiar e comunitária em distintos territórios da região de Sorocaba por meio da potencialização dos símbolos, sentimentos e memórias decorrentes da relação homem-animal.

As principais atividades são rodas de conversa, palestras e vivências lúdicas orientadas, como experiências sensoriais; têm como foco atingir organizações sociais, famílias, comunidades, representantes de diversos segmentos da sociedade e outros públicos.

Área de Atuação Região Metropolitana de Sorocaba

Como ter um Cão-Guia

Se você é uma pessoa com deficiência visual, se identificou com o programa e deseja ter um cão-guia, leia atentamente o regulamento e se inscreva!

Clique aqui  para ler atentamente ao regulamento de inscrição e, se concordar, declare estar ciente dos termos. Atualmente nossa área de atuação é regiões metropolitanas de Sorocaba e de Campinas e na cidade de São Paulo. Vamos lá?

Famílias Voluntárias em dia de treinamento no Instituto Magnus

Família Voluntária

A maioria das famílias voluntárias chega ao instituto porque é apaixonada por cães, mas descobre que pode fazer muito mais, colaborando com a transformação do nosso mundo e fazendo a diferença na vida das pessoas.

Inclusão e Vivências

Com o objetivo de difundir conhecimento e experiências práticas voltadas à consolidação da inclusão enquanto um paradigma de convivência social, o Programa Inclusão e Vivências é voltado para elaboração de conteúdos informativos com divulgação em distintos formatos como redes sociais, eventos e site; difusão de conhecimentos sobre uso e reconhecimento do cão-guia enquanto direito e estudos junto a assistidos para identificação dos resultados obtidos por meio do uso dos cães.

Essas atividades têm como público-alvo movimentos de pessoas com deficiência institucionalizada ou não; entidades de Assistência Social; Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e outros equipamentos de referência para políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência; promoção da inclusão e pessoas com cegueira, baixa visão e familiares.